Indústrias de ponta, como a indústria aeroespacial e automotiva, já fazem uso extensivo da impressão 3D. No entanto, essa tecnologia aditiva está agora encontrando mais aplicações em outras áreas, como máquinas de venda automática de bebidas. A Bettidrink é uma start-up ecologicamente consciente na Alemanha que fabrica e vende soluções de abastecimento de bebidas sustentáveis, chamadas Betti. Os consumidores Betti recebem uma garrafa de vidro ou plástico e dispensam a bebida que desejam de uma máquina de venda automática Bettidrink sob demanda.
A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Bettidrink aplicou a tecnologia de impressão 3D para produzir em massa peças personalizadas usadas em máquinas de venda automática de bebidas. A empresa fez parceria com a Raise3D para melhorar a eficiência de impressão e a qualidade das peças fabricadas. O pacote abrangente e de alto desempenho de soluções de impressão 3D fornecido pela Raise3D provou ser capaz de atender às necessidades de design iterativo contínuo e produção de uso final.
Fabricação tradicional demorada VS FFF tecnologia de impressão 3D
A Bettidrink há muito reconheceu que não é rentável construir manualmente um modelo complexo e irregular usando métodos de produção tradicionais. Os métodos de produção tradicionais envolviam o uso de manufatura subtrativa para fazer um molde. A manufatura subtrativa é quando o excesso de material é removido de um bloco original desse material até que a forma desejada seja alcançada. Esse processo utiliza grande quantidade de material, o que aumenta o custo, o tempo gasto e o desperdício. Além disso, o pós-processamento de um molde é difícil, levando a maiores custos de material e dificuldades de produção. Assim que o desenho da amostra for aprovado, a Bettidrink precisa confiar a uma empresa terceirizada para fazer o molde. Caso a amostra precise ser revisada, o molde deve ser reproduzido, alongando o ciclo de produção e dobrando o custo.
As impressoras 3D podem produzir estruturas complexas e sem montagem e também significam uma redução dos processos e custos de produção, ao mesmo tempo que facilitam iterações de design ilimitadas. Com essas vantagens, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Bettidrink investiu em impressoras 3D para produção de peças.
Outras impressoras 3D não conseguem atender às necessidades técnicas e de produção da Bettidrink
No início, Bettidrink encontrou problemas com as impressoras 3D originais que a equipe de pesquisa e desenvolvimento comprou. Primeiro, as impressoras tinham um volume de produção que não era suficiente para acomodar todas as peças da bandeja projetadas, cada uma tendo aproximadamente 300x100x250 mm. Em segundo lugar, essas impressoras 3D não suportavam bicos de 0,8 mm, um tamanho necessário para imprimir esse tipo específico de bandeja. Originalmente, a Bettidrink precisava imprimir com bicos de tamanho normal, o que levou a um tempo de produção prolongado. No entanto, Bettidrink descobriu que quando um bico de 0,8 mm foi usado para imprimir um modelo, o tempo de impressão foi muito reduzido e a eficiência foi maximizada, sem afetar a lisura da superfície e a precisão geométrica. Em terceiro lugar, essas impressoras não podiam fornecer peças de alta precisão e superfícies altamente lisas. Quarto, as impressoras não suportavam materiais de impressão de alto desempenho, como PETG, e não tinham parâmetros de impressão avançados e um ecossistema integrado. Todos esses problemas levaram a Bettidrink a procurar uma impressora 3D mais eficiente e conveniente.
Bandejas impressas por impressoras Raise3D Pro2.
Raise3D atende às necessidades estratégicas da Bettidrink
A Bettidrink fez parceria com a Raise3D para investir em uma impressora 3D com um volume de construção maior, maior precisão de impressão, uma estrutura interna mais estável e soluções de impressão 3D e de suporte mais variadas. A impressora 3D com duplo extrusor Raise3D Pro2 oferece um tamanho maior de construção de 305 × 305 × 605 mm, que pode atender totalmente às necessidades da Bettidrink para imprimir bandejas maiores. A precisão de impressão da impressora Pro2 é de +/- 0,100 mm. Esta impressora 3D com duplo extrusor também é equipada com um sistema de controle de movimento exclusivo, o que significa que pode imprimir estruturas complexas com flexibilidade e precisão. O Pro2 suporta uma variedade de bicos com diâmetros de 0,2 / 0,6 / 0,4 / 0,8 / 1,0 mm, então a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Bettidrink pode substituir os bicos de acordo com as necessidades do projeto.
A impressora 3D com duplo extrusor Pro2 suporta uma variedade de filamentos termoplásticos ecológicos. Também é compatível com filamentos de outros fabricantes. A Bettidrink usou com sucesso o Pro2 para imprimir os filamentos PETG da Extrudr. A Raise3D lançou o Open Filament Program (OFP) e testou uma variedade de filamentos PETG que são robustos e estão em conformidade com os padrões RoHS e Reach. Os usuários podem visitar a página OFP (https://www.raise3d.com/compatible-filaments/) para aprender sobre os principais fabricantes mundiais de filamentos e filamentos adaptáveis que participam do programa OFP.
A Bettidrink usa a impressora Pro2 para reduzir significativamente os custos e aprimorar a fase de design iterativo do produto.
Consistência, confiabilidade e eficiência da impressora Pro2
A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Bettidrink ficou surpresa com a consistência, confiabilidade e eficiência da impressora Pro2. A Raise3D fornece aos usuários um ecossistema de impressão coerente, desde o fatiamento do modelo até a impressão. Após projetar e fatiar o modelo, a equipe de pesquisa e desenvolvimento pode fazer o upload do modelo imediatamente para a impressora Pro2 por meio da rede remota e começar a imprimir. Um engenheiro da Bettidrink disse: “Não havia tempo de espera ou tempo perdido durante todo o processo do projeto – ele era simplesmente fatiado e impresso em sua própria impressora”.
A impressora Pro2 reduz o tempo de impressão e o custo dos materiais. Toda a produção do modelo leva apenas 10-11 horas. O custo de impressão dessa bandeja é muito menor do que o gasto de fabricá-la com metal ou outras peças usinadas. Os engenheiros da Bettidrink também afirmaram que “não há custos com ferramentas ou outros custos antes da fabricação.”
Raise3D permite um processo de iteração de produto muito menos limitado
Os engenheiros da Bettidrink admiraram a iteração ilimitada do produto obtida após o uso da impressora Pro2. Eles afirmaram que “As revisões de design são sempre possíveis e não há limitações para o desenvolvimento posterior da peça”. Como o protótipo é semelhante ao produto final, ele encurta o processo iterativo e o tempo para colocar o produto em uso. O trabalho que costumava levar 10 dias para ser concluído agora pode ser concluído em um dia com a impressora 3D Pro2. Por meio de um pós-processamento simples, como lixar, pintar e revestir, os engenheiros podem apresentar protótipos ultra-realistas para que os designers os revisem e modifiquem em 24 horas.
Os vários filamentos termoplásticos que o Raise3D Pro2 pode imprimir em 3D são suficientes para atender às suas diferentes necessidades. A equipe de pesquisa e desenvolvimento da Bettidrink também usa vários filamentos compostos de alto desempenho e altamente adaptáveis fornecidos pelo projeto OFP lançado pela Raise3D. O programa de fatiamento especialmente desenvolvido pela Raise3D, o ideaMaker, também fornece parâmetros de fatiamento adequados para uma variedade de filamentos e os melhores parâmetros de impressão do modelo podem ser obtidos sem qualquer tipo de ajuste manual. Raise3D ajuda a Bettidrink a superar os obstáculos que eles encontraram anteriormente no processo de desenvolvimento e produção de modelos.
A Bettidrink usa filamentos compostos de alto desempenho fornecidos pelo projeto OFP
A tecnologia de impressão 3D será promovida nas ruas da Alemanha
A impressora Raise3D Pro2 ajuda a Bettidrink a obter o processo de iteração de design mais curto e o melhor produto final de maneira econômica. No futuro, a Bettidrink continuará a usar impressoras Raise3D Pro2 para desenvolvimento iterativo e produção em massa de peças. A Bettidrink usará máquinas de venda automática que usam peças impressas Raise3D Pro2 para promover a tecnologia de impressão 3D nas ruas da Alemanha.
Este caso é compartilhado por OKM3D (https://okm3d.de/en/), que é distribuidor da Raise3D na Alemanha.