Impressão 3d aeroespacial

Clique nas imagens para ampliar

As aplicações da manufatura aditiva para impressão 3d aeroespacial requerem materiais leves e altamente resistentes (seja tração, flexão ou chama), além de resistência química e que possa suportar altas temperaturas.

Um ótimo material para aplicações de impressão 3d aeroespacial é o PEEK (Polyether Ether Ketone) que é um termoplástico de alta performance, pois possui boa resistência ao calor, pouca ou quase nenhuma reação a outros produtos químicos e boa resistência à tração substituindo muitas vezes peças de metais.

A impressão 3d aeroespacial de pequenas peças como juntas, vedações e acessórios já é uma prática de mercado e gradativamente tem tomado maiores proporções em suas aplicações.

Outro material utilizado na impressão 3d aeroespacial é PEI (Polyetherimide), ou ULTEM como é referido frequentemente pelo mercado, sendo comercializado pela empresa SABIC. Esses dois materiais são alternativas ao PEEK muitas vezes com melhor custo de aplicação.

Outro material que oferece alta resistência a temperatura, excelente resistência a trincas por estresse ambiental e boas propriedades elétricas é o PPSU (PolyPhenylSUlfone) que também é um termoplástico de alta performance. O PPSU pode trabalhar em temperaturas de até 180oC. Esse material para impressão 3d aeroespacial possui resistência superior à hidrólise, quando comparado a outros termoplásticos amorfos, podendo passar por ciclos de autoclave a vapor, além de ser resiste a ácidos e bases comuns em uma ampla faixa de temperatura.

Equipamento de IMPRESSãO 3D AEROESPACIAL 

A impressão 3d aeroespacial pode criar componentes de aeronaves usando equipamentos de manufatura aditiva capazes de trabalhar na extrusão de filamentos a altas temperaturas. A impressão 3d aeroespacial requer equipamentos que operem com temperaturas de até 500oC. O operador precisa ter certa habilidade porque a impressão do protótipo não é tão simples de se obter do que um modelo tradicional em ABS ou PLA. Recursos como nivelamento automático, aviso de falta de filamento falta de energia também são muito úteis para o processo, porém a principal funcionalidade está na extrusão do filamento em alta temperatura. 

Características de peças a partir de IMPRESSãO 3D AEROESPACIAL 

Para a área aeroespacial os materiais mais indicados são: PEEK (Polyether Ether Ketone), PEI (Polyetherimide) ou ULTEM e PPSU (PolyPhenylSUlfone).

Entre as principais características destes protótipos funcionais estão:

  • Tem densidade muito abaixo do que a densidade do metal
  • Quando exposta a altas temperaturas tem boa estabilidade
  • Apresenta boa resistência mecânica
  • Eficiente retardador de chama
  • Resistente à radiação
  • Excelente resistência ambiental em condições adversas

Para saber mais sobre Impressão 3d aeroespacial

Ligue para 19 3299-0406 ou clique aqui e entre em contato por email.