Filamento peek
Clique nas imagens para ampliar
O filamento peek é um dos melhores materiais do mercado para aplicações de alto desempenho, pois possui propriedades singulares nos quesitos resistência mecânica, térmica e química, tornando-o a solução ideal para as peças mais exigentes.
Entre as propriedades dos modelos construídos com filamento peek estão:
- possuir alta resistência ao calor;
- quase nenhuma reação com outros produtos químicos e
- ótima resistência à tração e carga, sendo comparável ao titânio e ao aço.
Dentre as aplicações do filamento peek estão o uso em implantes médicos, peças que trabalham em ambientes com altas temperaturas ou altas pressões, assim como nos locais com alto risco químico, além de muitas outras aplicações onde exigem força e rigidez.
O que é o PEEK?
O PEEK (Polyether Ether Ketone) é um termoplástico que pertence à família PAEK e recentemente tem sido utilizado no mercado industrial. O PEEK tem sua origem na década de 1980 quando foi criado na Inglaterra pela empresa Imperial Chemical Industries (ICI).
Para entender melhor o significado do nome químico do PEEK, pode-se recorrer aos blocos de construção específicos das moléculas elementares. Cada nome indica a quantidade e a ordem do componente. Portanto PEEK (Polyether Ether Ketone) é uma mistura múltipla (poli) de éter-éter-cetona (2 éteres, 1 cetona).
O filamento peek pode ser utilizado na indústria, mas é um dos poucos materiais da família de termoplásticos PAEK (Polyaryle Ether Cetone), sendo pertencentes a esta grupo: PEEK, PEK, PEKK e PEKEKK) destinado a esse fim.
Uma alternativa para o filamento peek é o filamento a base do material ULTEM ™ da SABIC que é um derivado da polieterimida (PEI).
Apesar da diversificação da família de plásticos da PAEK, os materiais PEIs não possuem cetona em sua estrutura molecular. O PEI teve sua formulação desenvolvida dentro da Divisão de Plásticos da empresa GE, sendo adquirido em 2007 pela SABIC.
Impressora 3D para filamento peek
As impressoras 3D de altas temperaturas são indicadas para construção de modelos com o filamento peek. Isso porque a temperatura do bico extrusor pode chegar a temperaturas de até 500oC, além do aquecimento da mesa e também da câmara que faz o armazenamento do material. Essas características permitem a impressão de termoplásticos com capacidades funcionais permitindo que os protótipos possam trabalham em temperaturas extremas, garantindo alta resistência a produtos químicos e radioatividade, entre outras condições ambientais.
UP3D: especialista em FILAMENTO PEEK e PEI
A UP3D disponibiliza ao mercado os mais avançados materiais para impressão 3D, como o filamento peek e PEI. A UP3D também oferece impressoras 3D profissionais de última geração. Somos uma empresa especializada no mercado de manufatura aditiva com vasta experiência nas mais diversas aplicações. Entre em contato conosco e agende uma visita.