Scanner 3D Einscan
Clique nas imagens para ampliar
O scanner 3d einscan é utilizado para captura de informações tridimensionais a partir de modelos físicos. A UP3D em parceria com a empresa Shining 3D oferece ao mercado produtos da linha de digitalizadores 3D para as mais diversas aplicações industriais.
O processo de engenharia reversa não precisa ser demorado, nem trabalhoso. A UP3D acredita que com as ferramentas adequadas e um bom planejamento, até mesmo as peças mais difíceis podem ser facilmente recriadas no mundo digital.
Sem dúvida, uma poderosa ferramenta de aquisição de dados é o scanner 3d einscan. O modelo Einscan faz parte de uma linha de produtos da Shining 3D que utiliza principalmente a mesa giratória em suas aplicações, por isso também são conhecidos como “scanners 3D desktops”.
Aquisição de dados com o Scanner 3D Einscan
Existem duas maneiras de fazer a aquisição de dados:
Giro automático do objeto: O modelo físico é posicionado sobre mesa giratória e no software de captura do scanner 3d einscan, o usuário define o ângulo de rotação durante a captura. Por exemplo, para digitalizar uma pequena turbina, pode-se definir oito tomadas para completar uma volta completa. Dessa forma, o ângulo de rotação da mesa seria 360/8, ou seja, 45 graus. Caso tenha alguma região que ainda não tenha sido digitalizada, o objeto pode ser reposicionado manualmente, para que a região fique visível em uma nova tomada. Quando o processo termina, o Scanner 3D Einscan, automaticamente reorganiza todas as tomadas formando uma nuvem de pontos. Após mais algumas etapas depois de fechar furos e suavizar a digitalização, um arquivo 3D é gerado no formato .STL ou similar.
Giro manual do objeto: Outra possibilidade é a rotação manual do modelo. Se, por exemplo, o objeto for um pouco maior e mais pesado, você pode ir além do recurso da mesa giratória, fazendo com que a peça seja posicionada manualmente antes de cada tomada de dados. No scanner 3d einscan, é possível posicionar o objeto, fazer a captura de dados, rotacionar manualmente o objeto e fazer uma nova captura. Basta repetir essa etapa sucessivamente até obter todas as tomadas necessárias para concluir a captura de dados. Em seguida, vale a recomendação de fechar furos, suavizar a malha e por fim, fazer a exportação do malha triangular em .STL ou similar.